No momento atual, em que ainda buscamos nos recuperar de uma das piores crises financeiras da história do país, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor. Confira portanto, algumas dicas essenciais para uma boa gestão empresarial.
Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram empecilhos para os novos empreendedores. Atualmente, devido à turbulência que estamos vivenciando, esse trabalho ficou ainda mais complicado. Além dessas dificuldades, ainda temos que nos adaptar a uma economia fragilizada.
Mas é preciso enfrentar as adversidades e perceber que crise também é um momento de oportunidades. Sendo assim, mostraremos 10 dicas essenciais de gestão empresarial:
1. Mapeie seu negócioO primeiro ponto que deve ser avaliado profundamente pelo gestor é o mapeamento de seu negócio — qual o modelo que você quer implantar e como vai fazer para conseguir alavancar a sua ideia? Reflita sobre tudo que envolve seu negócio e faça um bom planejamento.
2. Avalie seus clientes, o mercado e sua localizaçãoUm segundo ponto, seria avaliar seus potenciais clientes e o mercado do qual você fará parte. Veja quais serão seus concorrentes e como eles têm trabalhado. Tente mensurar a quantidade e qualidade de todas as partes envolvidas. Estude com profundidade a sua localização. Nas grandes cidades é fundamental que se tenha um local de estacionamento para receber seus consumidores. Faça um levantamento sobre as tendências de consumo nos arredores do estabelecimento. Atualmente, os modismos têm tido vida curta e tendências rapidamente se tornam ultrapassadas. Por isso, análises de longo prazo são essenciais nesse momento.
3. Monte uma boa equipeEm seguida foque em gente. A montagem de uma boa equipe também é uma dica essencial para a boa gestão empresarial. Mesmo havendo a necessidade de poucos auxiliares, procure pessoas que você tenha afinidade e que tenham um bom caráter. Tenha sempre uma postura de liderança e aja com assertividade e justiça.
4. Seja um bom gestorComo uma quarta dica, administre bem a sua empresa, independentemente de seu porte, tentando manter todas as suas obrigações em dia. Relacione-se com seus colaboradores da melhor forma possível. Tenha um envolvimento cordial e próximo com eles. Dê autonomia, mas acompanhe de perto as atividades de cada membro da equipe. Elogie em público o bom desempenho individual e, havendo a necessidade de uma crítica ou advertência, faça-a reservadamente.
5. Controle sua vida financeiraNa quinta dica, mantenha um controle rigoroso sobre a sua vida financeira. Não misture a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial. Tenha controle dos gastos e somente faça investimentos dentro da sua capacidade de pagamento. Fuja dos juros bancários e das instituições financeiras.
6. Avalie constantemente seus produtosEm seguida, avalie constantemente seus produtos e serviços. Seus clientes têm mantido a regularidade de compras? Há questionamentos sobre a qualidade ou sobre a modernidade de suas mercadorias? Realize pesquisas e analise todos dados que puder. E crie relacionamentos tanto de forma online como offline.o
7. Tenha uma boa comunicaçãoComo sétimo ponto, tenha uma comunicação direta, clara e abrangente. Tanto internamente quanto externamente. Dentro da empresa, faça reuniões de avaliação e de definição de metas. Estabeleça prioridade de ações e de procedimentos. Faça um bom marketing com as ferramentas que forem possíveis para você. Uma prática simples e que traz um bom retorno para os pequenos negócios é o boca a boca.
8. Seja um hábil negociadorA oitava dica é desenvolver e aprimorar a habilidade de negociar. Isso vale para as negociações com clientes, fornecedores e colaboradores. Busque cursos e informações sobre esta importante habilidade.
9. Tenha a tecnologia da informação como parceiraEm seguida, tenha a tecnologia da informação como parceira. Hoje em dia, as pessoas têm preferido não usar dinheiro em espécie. Instale máquinas para pagamento com cartões de crédito e débito em sua empresa. Facilite a forma de pagamento para seus clientes.
Cadastre os endereços eletrônicos de seus clientes, registre o número de seus celulares e envie promoções/informações via SMS e WhatsApp. Sempre com critério para não se tornar invasivo. Fique o mais próximo de seus clientes e mande mensagens em datas específicas que são especiais para eles.
10. Seja inovadorPor fim, os modismos estão cada vez mais intensos e com uma vida útil mais curta. Avalie as tendências do mercado. Antecipe, dentro do possível, e lance produtos e serviços inovadores. Obviamente isto dependerá do ramo de atividade que você estiver trabalhando. Sempre há o que inovar. Procure sempre reduzir seus custos, uma vez que qualquer redução de preço é absolutamente relevante para os consumidores. Fique atento ao Facebook, Twitter, Instagram e ao novo – Tiktok. Estas ferramentas fazem parte do dia a dia das novas gerações e são potenciais reservatórios de ideias, tendências e objeções.
0 Comments